Disciplina - Física

Física

29/05/2018

Inteligência com músculos

Correia transportadora ganha inteligência com músculos artificiais

Por Redação do Site Inovação Tecnológica

No início deste ano, engenheiros da Universidade de Saarland, na Alemanha, apresentaram uma garra robótica a vácuo que funciona sem ar-comprimido. Agora eles usaram a mesma tecnologia para construir uma versão high-tech das conhecidas correias transportadoras, que são usadas para transportar quase tudo, de minérios e grãos até matérias-primas e produtos no interior das fábricas.

Normalmente as correias transportadoras apoiam-se em cilindros giratórios passivos e são tracionadas por motores elétricos no final da linha. Usando músculos artificiais construídos sobre silicone, Steffen Hau e Stefan Seelecke construíram cilindros vibratórios ativos, que se tornam os responsáveis pelo movimento.

O maior ganho disso é que a esteira adapta-se em tempo real ao tamanho, peso e velocidade dos materiais que estão sendo transportados. Ou seja, músculos deram "inteligência" ao equipamento, que se torna capaz de controlar não apenas o trabalho, mas também seu gasto de energia, eventualmente desligando-se totalmente quando não há nada a ser transportado.

Correia transportadora vibratória
"Nós imprimimos uma camada eletricamente condutora em cada lado do filme de silicone. Isso nos permite aplicar uma tensão elétrica ao filme. Quando o polímero de silicone é preparado dessa forma, nós o chamamos de um 'polímero eletroativo' ou, mais especificamente, um 'elastômero dielétrico'," explica o professor Seelecke.

Com a aplicação de uma tensão elétrica, as forças atrativas eletrostáticas se alteram e o filme se comprime, projetando-se para cima. Três desses músculos artificiais de silicone são combinados para fazer uma "pilha", que é então montada abaixo de um transportador feito de aço inoxidável liso. O resultado é uma correia transportadora do tipo vibratório, usada para transportar peças em fábricas.

Contrações rápidas dos músculos artificiais impulsionam o material sobre a esteira, seja projetando o material para a frente em uma série de pequenos saltos, ou deslizando-o para frente em uma série de impulsos horizontais. Como os músculos também têm capacidade de sensor, bastando medir sua capacitância ou a corrente elétrica que consomem a cada impulso, eles podem reconhecer o peso dos materiais que estão sendo transportados.

Esta noticia foi publicada em 29/05/2018 no site www.inovacaotecnologica.com.br. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.