Disciplina - Física

Procedimentos Relativos ao Kit de Experimentos

Esta seção contém os materiais desenvolvidos pelo Professor Lucas Anedino de Souza, do Instituto Federal de Telêmaco Borba, para elucidar a utilização do kit de experimentos de Física enviado às escolas. Também participaram da elaboração do material a acadêmica de Licenciatura em Física Dyullie Cristine Prestes Teixeira e o Professor Rafael João Ribeiro, também da IFPR.
(A equipe gentilmente se ofereceu para divulgar entre os colegas de Física todo o material abaixo.)

Mais informações pelo e-mail lucas.souza@ifpr.edu.br.



Resumo do manual para utilização do kit:
icone indicando download de PDF
Baixe o Caderno


icone videos
Confira os vídeos






A motivação para o desenvolvimento deste caderno de experimentos nasceu de um projeto de pesquisa-extensão que se iniciou em 2015 no Instituto Federal do Paraná - campus Telêmaco Borba. No âmbito do projeto, tivemos contato com a estrutura de laboratórios de colégios estaduais na referida cidade. Nessas visitas, levantou-se, entre estudantes bolsistas e professores (todos os colaboradores deste projeto), a proposta de potencializar o uso de tais espaços.

Neste contexto, duas linhas de ação tomaram corpo: a de desenvolvimento de procedimentos para um kit experimental fornecido pela Seed-PR a todas as escolas do Estado e de procedimentos para experimentos de baixo custo. A primeira otimiza o uso de um conjunto de equipamentos em Física (kit), trazendo procedimentos detalhados, figuras e questões conceituais a respeito dos conteúdos envolvidos. A segunda reúne procedimentos de baixo custo, utilizando materiais de fácil acesso ou mesmo recicláveis para aumentar o universo de possibilidades experimentais em Física. Estes experimentos são de conhecimento público. O presente caderno colabora no sentido em que detalha materiais utilizados, montagens e propõe questões para discussão entre os estudantes.
Recomendar esta página via e-mail: