Disciplina - Física

Física

21/03/2016

Descobertas de Einstein...

Descobertas de Einstein revolucionaram a ciência moderna
Redação - IT Forum 365

O físico alemão Albert Einstein completaria 137 anos na segunda-feira (14/3) e a importância das suas descobertas permanecem até os dias de hoje. De acordo com pesquisadores, as contribuições do estudioso revolucionaram a ciência moderna. "A obra de Einstein foi única. Não teve ninguém igual", diz o pesquisador Martin Makler, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI).

E os impactos de sua jornada podem ser conferidos ainda hoje. Prova disso é a recente detecção das ondas gravitacionais previstas na Teoria da Relatividade há 100 anos. A descoberta abriu uma nova janela para o universo e inaugurou uma nova etapa para a ciência. "As ondas gravitacionais vão revolucionar nosso conhecimento sobre o universo. Poderemos desvendar, por exemplo, o momento em que o universo surgiu", afirma o pesquisador Odylio Aguiar, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI).

O especialista integra o grupo de cientistas responsável pela descoberta das ondas de Einstein. "Estamos no início do caminho, mas Einstein imaginou que a confirmação demoraria muito tempo para acontecer ou nem aconteceria", diz.

Em 2016, ainda sob o impacto da confirmação das ondas gravitacionais, é difícil falar de Einstein sem falar de Teoria da Relatividade. "Porque foi, até agora, a maior descoberta da física do século XXI. Só é possível comparar com Galileu, que descobriu um mundo novo quando apontou uma luneta para o céu", afirma o pesquisador Makler.

"Pensar em Einstein é pensar em relatividade, em gravidade e, como consequência, em cosmologia, buracos negros e, claro, ondas gravitacionais. Mas, se elas foram previstas há 100 anos, qual a grande descoberta? Uma coisa é previsão teórica, mas observar é outra, e isso só foi possível graças aos avanços tecnológicos sem precedentes", acrescenta o especialista.

É fato que o físico alemão é mais conhecido por essa Teoria, mas suas "digitais" estão por toda parte. "Suas pesquisas foram fundamentais para o desenvolvimento da mecânica quântica, um dos pilares da física moderna e que levou à compreensão da estrutura da matéria e inúmeras aplicações", explica Makler.

Seu modelo para o efeito fotoelétrico, por exemplo, foi crucial para a mecânica quântica e lhe rendeu o Prêmio Nobel em 1921. Seus estudos sobre a emissão estimulada possibilitaram a invenção do raio laser, de máquinas modernas, como scanner e impressora, do CD e do DVD e de inúmeras aplicações à medicina. "Até o GPS é uma invenção que podemos vincular às contribuições de Einstein", diz Aguiar.

*Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Esta noticia foi publicada em 14/03/2016 no site http://itforum365.com.br/. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.