Disciplina - Física

Física

24/02/2016

Experimentos perigosos

Físico usa ciência para sobreviver a experimentos perigosos

Por Victor Caputo - EXAME.com

O cientista norueguês Andreas Wahl confia sua vida ao funcionamento das leis da física. Essa afirmação não é figurativa, em suas experiências, se algo sair errado, Wahl pode ficar gravemente ferido.

As experiências do físico estão sendo mostradas em programa de televisão da Noruega chamado “Vida em risco”, do canal NRK Viten. Até agora foram feitas três experiências. Em uma, ele se joga de uma altura de 14 metros e em outra passa sobre altas chamas. Em uma última, tenta se dar um tiro a apenas dois metros de distância, de dentro da água.

Em todas, ele aplica princípios da física. Nada melhor do que colocar a vida em risco para mostrar que a ciência é algo confiável.

Para demonstrar uma das leis circulares de Newton, ele se prendeu a uma corda com um pequeno peso na outra ponta e se soltou a uma altura de 14 metros. A ideia era demonstrar como um objeto em movimento circular passa a viajar mais rapidamente à medida que se aproxima de um ponto central.

Com isso, antes que Wahl chegue ao chão, a corda se prende, sustentando o físico. Caso a lei de Newton não funcionasse, a queda seria feia.
Na experiência do tiro, o objetivo era mostrar como a água muda a trajetória de uma bala. Com um acessório, ele é capaz de acionar uma arma a pouco mais de dois metros de distância. A bala é desestabilizada pela água e sequer chega até Wahl.

Whal conta com a produção do programa, além de seus conhecimentos científicos. Não tente nada parecido sozinho.


Esta noticia foi publicada em 27/01/2016 no site http://exame.abril.com.br. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.