Disciplina - Física

Física

16/11/2015

Einstein tinha prazer com ideias que giravam em torno de sua cabeça

Por Walter Isaacson - The New York Times

Este mês comemoramos o 100º aniversário da Teoria Geral da Relatividade, a mais bela teoria na história da ciência, e em sua honra vamos celebrar os "experimentos mentais" visualizados que guiaram Albert Einstein no caminho da sua brilhante criação.

E como essas hipóteses que são criadas na mente vêm nos lembrar, a criatividade está baseada na imaginação. Se pretendemos inspirar as crianças a amarem a ciência é preciso mais do que fazê-las praticar matemática e memorizar fórmulas. Devemos estimular os olhos das suas mentes também. E permitir que sonhem acordadas.

O primeiro grande experimento mental de Einstein teve lugar quando estava com 16 anos. Ele havia saído da escola, na Alemanha, que odiava porque ela dava mais ênfase à memorização em vez de a imaginação visual, e matriculou-se numa escola de um vilarejo suíço que se baseava na filosofia de Johann Pestalozzi, para quem os alunos deviam ser incentivados a visualizar conceitos. Ali Einstein tentou imaginar o que seria viajar tão rápido a ponto de atingir a velocidade da luz. Se viajasse ao lado dela, escreveu mais tarde, "observaria esse raio de luz como um campo eletromagnético imóvel". Em outras palavras, a onda pareceria estacionária. Mas isto não era possível de acordo com as equações de Maxwell, que descrevem o movimento e a oscilação dos campos eletromagnéticos.

O conflito entre suas hipóteses e as equações de Maxwell causaram uma "tensão psíquica" em Einstein, ele lembrou mais tarde, tendo divagado nervosamente em torno do tema, as palmas das mãos suando. Sabemos o que fez as palmas das nossas mãos transpirarem quando adolescentes e esses pensamentos não envolviam equações de Maxwell. Talvez porque provavelmente nossos experimentos mentais eram menos elevados.

Confira esta notícia na íntegra acessando ciencia.estadao.

Esta notícia foi publicada em 04/11/2015 no site estadao.com.br. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.