Disciplina - Física

Física

23/10/2015

Enem - física: veja os 5 temas mais cobrados nas últimas provas

Por Caio do Valle

A comparação entre os últimos três testes do Enem, ou seja, os que foram aplicados entre os anos de 2012 e 2014, revela que não existe um perfil bem definido de temas abordados na prova de física. É o que comenta o professor Francisco Pequê Zanella, coordenador pedagógico do Poliedro São Paulo, responsável por um levantamento sobre as questões dessa área no período, realizado a pedido do UOL.

Ainda assim, é possível destacar algumas temáticas relevantes, que apareceram com frequência nos testes. Veja cinco delas abaixo.

1. Mecânica e movimento dos corpos
Ao todo, os questionamentos que tratam dos estudos da mecânica somaram 22 questões nas últimas três provas. Dessa forma, essa é a matéria que mais incidiu nas últimas edições da prova de física do Enem, segundo Zanella.

Dentro desse guarda-chuva temático, no ano passado, por exemplo, houve questões sobre velocidade e movimento dos corpos. "Os testes de cinemática e estudo do movimento dos corpos são os favoritos pela banca de professores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, órgão responsável pela realização do Enem)", afirma o professor.

2. Ondulatória
Dedicada ao estudo das ondas (sejam as de luz, da água ou de qualquer outro meio em que se propaga um pulso), a ondulatória foi o segundo assunto mais corriqueiro nas últimas provas de física do Enem, somando dez questões entre os testes de 2013 e 2014, conforme tabulação do professor Zanella, do Poliedro.

Por sua vez, o professor Eduardo Figueiredo, coordenador de física do Objetivo, recomenda noções da equação fundamental da ondulatória, baseada na velocidade, na frequência e no comprimento de cada onda.

3. Eletricidade
Em terceiro lugar nas últimas provas de física do exame estão as perguntas a respeito de elétrica. "As questões de elétrica são em sua grande maioria voltadas para a análise de circuitos, com perguntas sobre corrente, resistores e potência", diz Zanella, do Poliedro.

Na prova do ano passado, os alunos tiveram que resolver uma questão a respeito de um circuito de iluminação composto por três lâmpadas. Também se depararam com uma questão a respeito do funcionamento de geradores. O professor Figueiredo, do Objetivo, destaca que a ênfase do questionário tem se dado, principalmente, na potência elétrica.

4. Termologia
Esfriamento, aquecimento... A termologia se dedica à compreensão das manifestações ligadas ao calor e foi um tema explorado com relativa abrangência nas edições passadas do Enem. Ela somou oito questões nos últimos anos, conforme a compilação feita por Zanella.

Houve perguntas sobre calorimetria em provas de anos anteriores.

5. Óptica
Por fim, a óptica – ramo voltado à análise das radiações luminosas e de seus fenômenos – também costumou aparecer no Enem dos anos anteriores.

Os professores Zanella, do Poliedro, e Figueiredo, do Objetivo, observam que refração foi um tema que apareceu nos últimos anos nas questões do Enem. Recomenda-se o estudo das lentes.

Esta notícia foi publicada em 16/10/2015 no site educacao.uol.com.br. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.