Disciplina - Física

Física

21/05/2014

Físico quântico afirma ser possível provar a existência de Deus

Por Daniela Jacinto

Deus existe e é possível provar, de forma científica. Isso é o que afirma o físico quântico indiano Amit Goswami, 77 anos, que ficou mundialmente conhecido após expor suas teorias no filme Quem Somos Nós? e no polêmico best-seller A Física da Alma. Amit, que já foi acusado de charlatanismo por revelar o que tem descoberto em suas pesquisas, tem se dedicado a mostrar ser possível unir ciência e espiritualidade.


Entre suas muitas conclusões, ele fala que aqui mesmo na Terra podemos viver no paraíso e que o livre-arbítrio é maior do que se pode supor. Para Amit, cada vez mais as pessoas devem tentar se melhorar, procurando ter coerência entre pensamento, sentimento e atitudes. E mais do que serem apenas teóricas, devem partir para a ação. Fazer o bem que estiver ao seu alcance. É o que chama de ativismo quântico. Amit veio ao Brasil recentemente e esteve em São Roque, onde ministrou, no mês passado, um curso sobre o tema, promovido pelo Instituto Aleph. O instituto e Amit firmaram parceria e juntos fundaram um Centro de Ativismo Quântico no País.


Nascido na Índia e filho de um sacerdote brâmane, Amit Goswami deixou de lado o conhecimento espiritual compartilhado por gerações em sua família para tornar-se um cientista. Durante 32 anos foi pesquisador e professor titular de Física Nuclear Teórica da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, a partir de 1968. Durante todo esse tempo ele assume que era materialista, até que um acontecimento particular o levou a questionar se realmente não existia algo a mais. Foi estudar Física Quântica, tornando-se PhD pela Universidade de Calcutá. E afirma: "Foi preciso existir a física quântica para que pudéssemos descobrir a espiritualidade dentro da ciência".


A física quântica, explica, é a física das possibilidades. Tudo é possível, desde que a pessoa esteja conectada à consciência superior, ou consciência quântica, que muitos chamam de Deus. Amit ensina que para isso, o desafio é erguer-se acima do ego. "Crescer espiritualmente é ir além do ego", acrescenta. Somente dessa forma se dá a conexão com a consciência superior, que é quando a pessoa tem acesso à criatividade e transformação. Conforme ele, esse é o grande segredo da existência humana: deixar fluir a criatividade. "Tornamo-nos vivos e alegres quando somos criativos", diz.


A criatividade não apenas transforma as pessoas como as ajuda a resolver problemas. "Você nunca resolve um problema se está no mesmo patamar dele. Você tem de estar um degrau a mais para passar do problema para a solução", orienta. O ideal, quando surge alguma dificuldade, é a pessoa não tentar resolver na hora. Amit recomenda ficar um tempo a mais com o problema, porque dessa forma serão encontradas novas soluções.

Esta notícia foi publicada em 16/05/2014 no site http://www.cruzeirodosul.inf.br. Todas as informações são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.