Disciplina - Física

Física

08/10/2013

Cientistas criam sabre de luz

Pesquisadores da Universidade Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, conseguiram unir fótons, partículas essenciais da luz, para formar moléculas – o que até então era algo puramente teórico. O resultado foi uma luminosidade parecida com os sabres de luz, armas que aparecem nos filmes Guerra nas Estrelas (Star Wars), de George Lucas.
A descoberta vai contra o conhecimento atual sobre a natureza da luz. Isso porque os fótons são considerados partículas sem massa, que não interagem uns com os outros.
Um exemplo disso é o fato de que, ao cruzar dois feixes de luz, eles apenas passam um pelo outro, sem que nada aconteça. Porém o novo estudo mostra que a união dessas partículas, que deu origem às “moléculas de fótons”, gera um tipo diferente de luminosidade que, segundo os pesquisadores, se parece com a famosa arma do cinema. A pesquisa foi publicada online da revista Nature, na semana passada.

“O que nós fizemos foi criar um meio especial no qual os fótons interagem tão fortemente que eles começam a agir como se tivessem massa e se juntam, formando moléculas. Esse tipo de ligação de fótons foi discutido teoricamente por um tempo, mas até agora não havia sido observado”, afirma Mikhail Lukin, professor de física da Universidade Harvard e um dos autores do estudo.

Esta notícia foi publicada em 01/09/2013 no site http://veja.abril.com.br. Todas as informações são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.