Disciplina - Física

Relato - Astronomia


Nome do Autor: Silmara Alessi Guebur Roehrig
Nome do Coautor: Elizabete de Paula Militão
E-mail: sguebur@yahoo.com.br
Instituição: Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco
Município: Pinhais/PR
Conteúdo: Astronomia
Série: Ensino Médio


Relato


Preparamos uma exposição, em comemoração ao ano internacional da astronomia, no Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco.

Inicialmente, o trabalho foi apresentado na Feira do Conhecimento do colégio, realizado no dia 12 de novembro de 2009, e exposto, posteriormente, no Centro cultural Wanda dos Santos Mallmann, em Pinhais, a convite da Secretaria de Cultura do município.

O trabalho consistiu em apresentar os diversos assuntos relacionados à astronomia a partir de cartazes elaborados com imagens do Universo. Nesses cartazes havia informações sobre: Galileu Galilei, as estrelas, as galáxias, os asteróides, o Sol, a Lua e sobre a Teoria do Big Bang. Os cartazes foram elaborados no Power Point e plotados em papel A3, em impressora laser colorida, para conferir boa qualidade às imagens.

Outra parte da exposição constituiu em mostrar o Sistema Solar em escala, sendo que para os diâmetros 1cm equivalia 5.640 km. Assim, o Sol passou a ter 2,6 m de diâmetro; contudo, foi construído com 1/8 da esfera original, tendo em vista o espaço disponível, expondo, dessa forma, apenas uma secção do astro. A estrutura do Sol foi feita com arame maleável e coberta com TNT(1) amarelo manchado com vermelho. Três lâmpadas de 150W foram ligadas em paralelo e dispostas no interior do Sol. Nesse planetário foram colocados os oito planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte foram construídos com resina epóxi. Júpiter foi construído com a esfera proveniente de um globo de plástico danificado. Saturno, Netuno e Urano foram confeccionados com bolas de isopor.

Também aparecem o Cinturão de Asteróides e o Cinturão de Kuiper, representados com pequenas pedras coladas em tecido TNT preto como fundo. As principais luas dos planetas do Sistema Solar também foram demonstradas. No fundo, feito com o TNT preto, representando o espaço, foram ligados leds em série a fim de representar algumas estrelas.

Todos os trabalhos foram apresentados por alunas de 1º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco. Após a apresentação dos cartazes, das fotos e do planetário, os visitantes podiam observar o céu, utilizando um telescópio e binóculos, que permitiram a observação da Lua crescente e Júpiter (na noite de 30 de novembro). Esses materiais foram cedidos pelo Parque da Ciência, por intermédio do colega Anísio.

(1) TNT é a sigla para Tecido Não Tecido, é um tecido classificado como um não tecido. É produzido a partir de fibras desorientadas que são aglomeradas e fixadas, não passando pelos processos têxteis mais comuns que são fiação e tecelagem (ou malharia). Há basicamente dois tipos distintos, os duráveis e os não duráveis, podendo ambos serem produzidos a partir de fibras naturais (p. ex.: algodão, lã) ou sintéticas (p.ex.: poliéster, polipropileno).

Fotos:

Imagem da Exposição sobre Astronomia com alunos atentos às explicações das alunas responsáveis Imagem da Exposição sobre Astronomia representação do Sol e Planetas - Planetário

Imagem da Exposição sobre Astronomia paiines e alunas Imagem da Exposição sobre Astronomia representação do Eclipse Solar

Imagem da Exposição sobre Astronomia painéis e telescópio Imagem da Exposição sobre Astronomia representação do Sol em escala

Imagem da Exposição sobre Astronomia representação do Sol e Planetas - Planetário
Recomendar esta página via e-mail: