Disciplina - Física

Sequência de aulas - Lançamento Horizontal

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Autor: Natel M. Ferreira/Curitiba-PR

1. Nível de ensino:
Médio

2. Conteúdo Estruturante: Movimento
2.1 Conteúdo Básico: Momentum e Inércia
2.2 Conteúdo Específico: Lançamento Horizontal

3. Objetivos
  • Identificar que o lançamento horizontal é um movimento acoplado (Queda Livre e MRU) e que são independentes
  • Compreender as medidas das grandezas (velocidade e aceleração) como dependentes do referencial e da natureza vetorial

4. Número de aulas estimado:
2 aulas

5. Justificativa
Nesta sequência de aulas será apresentado o estudo do movimento de Queda Livre e MRU, acoplados na forma do lançamento horizontal. O movimento retilíneo uniforme é um dos primeiros tipos de movimento estudados na educação básica. Ao possuir características singulares como trajetória retilínea e velocidade constante, seu entendimento é de fácil compreensão e assimilação pelos alunos. Continue lendo


6. Encaminhamento
ícone aula um
1ª Aula
ícone aula2
2ª Aula

7. Relações interdisciplinares
A construção de gráficos e sua interpretação são objetos de estudo da disciplina de Matemática, sendo esta de vital importância para o entendimento dos conceitos abordados nesta sequência de aula. Estes conceitos estão dentro do conteúdo estruturante Tratamento da Informação, de acordo com as DCE da disciplina de Matemática.

8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o estudante reconheça que os movimentos acontecem sempre uns acoplados aos outros, e represente os vetores velocidade e aceleração na composição dos movimentos, bem como as medidas associadas a ele e determine os valores numéricos através das equações do movimento.

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