Disciplina - Física

Campo Magnético

Esta atividade é de fácil manuseio e muito informativo. Com ela o aluno poderá visualizar como é o campo magnético de um imã e o da Terra.

É importante que o professor coloque os alunos em duplas nos computadores e os deixe explorar o recurso por aproximadamente 15 minutos, pois assim poderá surgir algumas dúvidas e estas serem trabalhadas em aula.

Compartilhe com a sala as dúvidas mais interessantes. Peça para que os alunos movam o imã (ou a bússola) e observe o que acontece com o indicador da bússola e o campo magnético. Discuta sobre o acontecido com os alunos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/912/imagens/ima.JPG

Ao lado direito do recurso temos algumas opções que podem ser utilizados, como é mostrado a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/912/imagens/ima2.JPG

Você pode clicar em “Ver dentro do imã” (para ver as linhas dentro do imã) clicando na opção “Ver dentro do Imã”:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/912/imagens/ima3.JPG

 

Peça para os alunos verificarem a intensidade do campo magnético em vários pontos próximo ao imã, clicando na opção “Mostrar Medidor de Campo”. Quando a opção for selecionada aparecerá uma caixa azul que indicará o valor do campo magnético (B) total, o valor do campo magnético na direção x, na direção y e o valor do ângulo entre o vetor B e v (direção da velocidade com que um elétron se movimenta num campo magnético).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/912/imagens/ima4.JPG


Peça que os alunos formem grupos de cinco integrantes para construírem em casa uma bússola e a apresente na próxima aula. Veja como se constrói uma bússola no link:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_magn_04.asp

Observação: Para melhor desenvolvimento dos estudos sobre campo magnético é recomendado que na próxima aula seja trabalhada a aula “Campo Magnético – Parte II” disponível no site.


Esta atividade foi extraída da aula Campo Magnético – Parte I, da professora Andréa Marques Leão Doescher - Presidente Prudente/SP. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: