Disciplina - Física

Gases ideais

Nesta atividade experimental procura-se mostrar o comportamento dos gases ideais.

Material:

  • Um balão de borracha.
  • Uma seringa grande sem a agulha.

Procedimento:

  1. Assopre o balão enchendo-o parcialmente e depois deixe o ar sair. Repita isso pelo menos por três vezes para as paredes de balão se tornar bem flexível, menos rígida.
  2. Deixe sair boa parte do ar isolando apenas uma pequena parte formando um pequeno balão que deverá caber dentro da seringa, esquema B da Figura 01.
  3. Amarre um barbante isolando a parte cheia de ar, balãozinho, e corte as sobras da borracha, esquema C.
  4. Retire o êmbolo da seringa e coloque o balãozinho dentro da seringa. Veja que o diâmetro do balãozinho deve ser um pouco menor que o diâmetro da seringa, ou seja, ele cabe com folga dentro da seringa, esquema D, Figura 01.
  5. Tampe a extremidade da seringa com o dedo e empurra o êmbolo da seringa pressionando o ar dentro da seringa, esquema E da figura.
  6. Ainda com o dedo vedando a saída de ar na seringa, puxe o embolo para fora diminuindo a pressão no interior da seringa, esquema F, Figura 01.

            Repita os procedimentos 5 e 6 várias vezes em diversos pontos da sala para que todos os alunos possam acompanhar e observar, sempre pedindo para notarem o que acontece com o balão no interior da seringa.

Aula20.Fig.01

          O professor deverá explicar aos alunos que o comportamento do balão corresponde ao comportamento do gás em seu interior; o uso do balão é para se tornar mais perceptivo aquilo que ocorre com o gás no interior da seringa, e que praticamente não houve variação temperatura no interior do balão.

Em seguida, pergunte para que respondam oralmente:

O que acontece com o volume do balão quando forçamos o êmbolo comprimindo o ar dentro da seringa?

E quando puxamos o êmbolo para fora, diminuindo a pressão no interior da seringa?

Então, que relação deve existir entre a pressão e o volume de um gás?

  • Deverão ter observado que aumentando a pressão o volume diminui e diminuindo a pressão o volume do balão aumentou. Certamente dirão que o volume é inversamente proporcional à pressão.

Esta atividade foi extraída da aula Comportamento de Gases ideais, do professor José Ângelo de Faria - Viçosa/MG. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 13/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: