Disciplina - Física

Força peso e gravitação

Esta atividade deve ser realizada no laboratório de informática. O professor deverá pedir para que os alunos explorem o recurso postado abaixo:

 

 

Esse recurso tem por objetivo mostrar que para cada planeta existe uma aceleração da gravidade específica e que isto se deve ao fato das massas desses planetas serem diferentes. É importante que o professor peça para os alunos calcularem a Força Peso dos nove (9) planetas do sistema solar, como é mostrado na figura 2 abaixo. Peça para os alunos (para cada dupla ou trio) fazerem uma tabela numa folha de caderno com o nome de cada um dos nove planetas, com os devidos cálculos, e que a entreguem no final da aula.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1238/imagens/forca_peso.JPG

Figura 2 - Imagem do Objeto de Aprendizagem "Uma Questão de Gravidade"

 

Feita a exploração do recurso pelos alunos, bem como  esclarecidas as dúvidas que surgiram, o professor deverá concluir, juntamente com a participação dos alunos, que a Força Peso (P) é aquela aplicada pelo Campo Gravitacional da Terra atraindo os corpos que se encontram próximos ou na superfície do referido planeta.

Considerando que o recurso dessa primeira atividade têm como foco trabalhar o conceito físico Força Peso no sistema solar (em cada planeta), na segunda atividade será trabalhado um outro conceito físico - Campo Gravitacional ou Gravitação.

Observação:  É necessário o programa 7-zip File Manager ou WinRar para descompactar o arquivo.

SUGESTÃO 1:

O professor  poderá fazer os seguintes questionamentos aos alunos: "Um corpo pode ter peso nulo? E massa nula? Explique". É importante que o professor incentive a discução entre os alunos a respeito destas perguntas, bem como medie esta,  favorecendo a formação da construção do saber, como, por exemplo: a compreensão que o peso pode ser nulo - por ser uma força externa e, mas que a massa nunca poderá ser nula, pois depende apenas do próprio corpo. O professor poderá retomar a pergunta no início desta aula e concluir, juntamente com os alunos, de que quando eles sobem numa balança o que é medido é a massa, pois o peso está diretamente relacionado com a massa multiplicada pela aceleração da gravidade.


Esta atividade foi extraída da aula Força peso e gravitação, da professora Andréa Marques Leão Doescher - Presidente Prudente/SP. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: