Disciplina - Física

A Visão

Nesta atividade o professor deve levar os alunos ao laboratório de informática e mostrar a eles o trecho do filme "Ensaio sobre a cegueira", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6wyj1V-aKVc (acessado dia 08/11/2010).

Solicite aos alunos que pesquisem o processo de confecção de materiais visuais para pessoas com cegueira, baixa visão e daltonismo (entre outros defeitos de visão). A partir desta pesquisa os alunos deverão se reunir em grupos de 3 integrantes e elaborem um folder informativo voltado para ambos os públicos (de visão normal e visão especial).

 

Leve aos alunos a reportagem disponível no sítio da Fapesp, “A limitada visão colorida dos cangurus”, em:

http://www.agencia.fapesp.br/materia/858/divulgacao-cientifica/a-limitada-visao-colorida-dos-cangurus.htm (Acessado dia 08/11/2010).  

Promova a leitura em sala de aula com os alunos. O professor poderá projetar o texto com o auxílio de um data show ou de um retroprojetor. Solicite que os alunos leiam em voz alta trechos do texto individualmente. Depois da leitura, comente alguns pontos de interesse, tais como: Por que a visão dos cangurus é considerada limitada? Quantos pigmentos de cor existem na visão humana? Por que alguns mamíferos perderam pigmentos na sua história evolutiva? De que maneira os pigmentos atuam na fisiologia da visão? Os alunos poderão registrar suas opiniões no caderno, individualmente. O debate e reflexão destas questões serão importantes para as próximas atividades.


Esta atividade foi extraída da aula A Visão, da professora Andréa da Silva Castagini – Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: