Disciplina - Física

Lentes oculares

Nesta atividade o professor deverá exibir aos alunos o vídeo “Novo Telecurso - Ensino Médio - Física - Aula 33 (2 de 2)”, conforme postado abaixo, o qual demonstrará o conceito de refração e lentes. O vídeo (Fig. 2) tem duração de 5 minutos e 48 segundos.

 

Link do Vídeo:  “Novo Telecurso - Ensino Médio - Física - Aula 33 (2 de 2)” http://www.youtube.com/watch?v=7yyLjl5gNeo&feature=related Acesso em: 04 Nov. 2010      

Figura 2 – Imagem do vídeo “Novo Telecurso - Ensino Médio - Física - Aula 33 (2 de 2)”.      

Sugestões: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.     

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão com os alunos acerca do conteúdo deste, de forma que eles possam perceber as relações entre a refração da luz e as lentes e descobrir quais tipos de lentes são encontradas no nosso cotidiano. Para isto sugerimos o roteiro abaixo.      

Roteiro de Discussão:

  • O que você compreendeu do vídeo?
  • O que é a refração da luz e como ela está relacionada com as lentes?
  • Que tipos de lentes são estudadas na Física?
  • Qual a diferença entre uma lente convergente e uma lente divergente?
  • Qual a utilidade das lentes?
  • O bulbo da lâmpada com água forma um meio que refrata a luz? Está lente obedece ao estigmatismo de Gauss?   

Os alunos deverão primeiramente discutir estas questões em grupo -  escrevendo as suas respostas numa folha de papel e, então, compartilhar com a sala de aula estas informações.    

Observamos que este momento é importante tanto para socializar informações entre os alunos, como também para corrigir conceitos errôneos, esclarecer dúvidas, além de possibilitar trabalhar a competência oral dos alunos!         

Neste momento retome a questão inicial (do bulbo da lâmpada incandescente com água) e favoreça com que os alunos compreendam que, como o bulbo é um meio transparente com uma superfície esférica ou curva, esse bulbo é uma lente, mas que não segue as condições de estigmatismo de Gauss (condições para que uma lente seja estudada utilizando as equações da Óptica). A irregularidade da sua superfície - o bulbo da lâmpada não foi construído para essa finalidade -, bem como sua espessura, provoca aberrações ou deformações na imagem.


Esta atividade foi extraída da aula Lentes oculares - Um estudo físico, da professora Andréa Marques Leão Doescher - Presidente Prudente/SP Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: