Disciplina - Física

Sequência de Aulas - Eletroímãs - Passo a passo

1ª Aula


Iniciar a aula através da exibição das imagens de um depósito de material reciclável (exibir as imagens na TV multimídia).
sucata1
Material reciclável 1

sucata junto
Material reciclável 2 

Perguntar aos alunos:
De que forma esse material poderia ser transportado para um caminhão ou uma unidade de reciclagem? Registrar as respostas e analisar as vantagens e desvantagens de cada uma das propostas.
Dentre as respostas é esperado: - O material poderia ser transportado manualmente, ou por um trator carregadeira, ou por um guindaste mecânico, ou por um guindaste eletromagnético.
Em seguida realizar a seguinte experiência:
Misturar pequenos materiais como papel, clipes, alfinetes, tachinhas, pedaços plásticos, pedaços de madeira etc, ou seja, tudo que possa representar um amontoado de lixo reciclável.
Perguntar aos alunos como eles separarariam esse material sem catar um a um, supondo que fossem toneladas de material. Uma das respostas é através de um ímã.
Perguntar, então, quais desses materiais seria atraído pelo ímã.
Anotar as respostas e realizar o seguinte experimento: - De posse de um ímã, mostrar aos alunos que os materiais ferromagnéticos podem ser separados do restante.
Os alunos devem explicar o porquê de alguns materiais, mesmo sendo metálicos, não são atraídos pelo ímã. Deve-se anotar as explicações dos alunos e interagir com eles, adequando suas respostas.
Neste experimento, nota-se, ainda, que não é possível prender todos os materiais de ferro no ímã.
Perguntar aos alunos o motivo pelo qual isso ocorre, sugerindo que eles formulem suas hipóteses a partir dos registros anteriores. Uma das respostas esperadas, é o fato de que existe uma limitação da força magnética.
Alguns materiais poderão se desprender do ímã, pois a força magnética pode ser menor que a força peso do material considerado.
A questão seguinte é: Como deixar o ímã mais forte?

Exibir a imagem do guindaste eletromagnético.
guindaste eletroimaPercebe-se, neste caso, que o transporte e a separação de materiais recicláveis é feita através de um guindaste eletromagnético.
No caso do ímã permanente, utilizado na demonstração, explicar que, por se tratar de um ímã industrializado, o mesmo não poderá ter sua força magnética aumentada através de processos simples.
Uma das formas de aumetar a força magnética seria o resfriamento do ímã, o que é inviável em termos de custo e usabilidade.
A solução para aumentar e controlar a intensidade da força magnética é o uso de um eletroímã. Explicar aos alunos o funcionamento básico de um eletroímã.


Eletroímã

É um dispositivo formado por um núcleo de ferro envolto por um solenóide (bobina). Quando uma corrente elétrica passa pelas espiras da bobina, cria-se um campo magnético, o qual faz com que os imãs elementares do núcleo de ferro se orientem, ficando assim imantado e, consequentemente, com a propriedade de atrair outros materiais ferromagnéticos.
Sugestão: Exibir a imagem do eletroímã complementando a definição.
Imagem disponível em: http://www.fisica.seed.pr.gov.br/eletroima

Como atividade experimental, construir um eletroímã e demonstrar o seu funcionamento.
Material necessário:
  • prego grande de ferro;
  • 1,0 m de fio fino (capeado ou esmaltado);
  • 1 pilha de 1,5V (pode-se utilizar uma pilha de 9V);
  • tachinhas, alfinetes, clipes, pregos pequenos (qualquer quantidade);
  • fita isolante.


Download do vídeo
Passo a passo da construção
  1. Enrole o fio no prego com as voltas bem próximas, formando uma bobina;
  2. Desencape as extremidades dos fios e fixe com fita isolante uma das pontas em um dos polos da pilha/bateria. Aproxime o prego grande dos pregos pequenos/clipes/tachinhas e note que não haverá atração.
  3. Fixe a outra extremidade do fio no outro polo da bateria. Aproxime novamente o prego grande dos pregos pequenos ou clipes e note que ele irá atraí-los.
  4. Desconecte uma das pontas do fio da bateria e observe que a força de atração diminuirá, mas não cessará. Exibir o vídeo desse experimento.

Após utilizar o ímã natural e verificar a quantidade de material atraído, comparar com o eletroímã. Explicar o funcionamento do eletroímã e solicitar a participação dos alunos em cada etapa, analisando as respostas.
Ao ligar a pilha no fio enrolado em um núcleo de ferro doce (ferro puro), a corrente fará com que apareça um campo magnético induzido. Pedir aos alunos para representarem a configuração desse campo magnético.
Exibir novamente a imagem do eletroímã e comparar a configuração das linhas de campo com a dos alunos.
Observa-se na experiência que, mesmo ao cessar a corrente, o prego continua imantado.
Os alunos devem explicar que isso ocorre devido ao núcleo (neste caso o prego), possuir aço; diferente do ferro doce (ferro puro) em que a imantação cessaria.
Outra questão a ser discutida com os alunos é se a intensidade desse campo depende da corrente e do número de voltas da bobina.
Para que os alunos respondam essa questão, deve-se refazer o experimento, diminuindo o número de voltas e também variando o valor da corrente elétrica.
Eles deverão concluir que, quanto mais voltas der com o fio de cobre, mais forte ficará o eletroímã.
O mesmo deve ocorrer com a variação da intensidade da corrente elétrica, ou seja, se aumentar a intensidade da corrente, aumenta a intensidade do campo.
Para a aula seguinte:
Montar equipes de 3 alunos e solicitar os seguintes materiais:
cola quente;
  • 1 tampa de garrafa pet;
  • 2 CDs;
  • 2 auto-falantes;
  • serrinha (cegueta).

2ª Aula - Experimental

Nessa aula os alunos construirão um dispositivo denominado "flutuação magnética". O objetivo do experimento é mostrar aos alunos que a repulsão entre os ímãs pode sustentar uma determinada massa. O fenômeno "flutuação" será investigado de forma que o estudande perceba sua importância e aplicação nos dias de hoje.


Download do vídeo
Antes de realizar o experimento, o professor deverá exibir o vídeo que mostra a construção do dispositivo. A exibição do vídeo tem o objetivo de mostrar aos alunos o que eles deverão fazer. Após a exibição do vídeo iniciar a construção do dispositivo.
Concluir junto aos alunos que, no experimento, observou-se como ocorre a levitação magnética de um disco acoplado a um ímã e situado sobre uma base na qual existe um segundo ímã. Por ocasião da colagem dos ímãs no disco, foi possível observar que as forças magnéticas podem proporcionar atração ou repulsão. Esse comportamento é determinado pelos polos dos ímãs que estão voltados um contra o outro.

Toda vez que um ímã pode girar livremente, um de seus polos gira para o norte, enquanto o outro gira para o sul. Quando dois ímãs têm polos magnéticos de mesmo nome voltados um contra o outro, surge uma força de repulsão magnética.
Com relação as forças envolvidas, percebe-se que a força de repulsão magnética é criada na direção vertical e no sentido oposto à força de atração gravitacional.

Perguntar aos alunos o que poderia ser feito para aumentar a intensidade do campo magnético. Espera-se que eles respondam que seja através da construção de um eletroímã, remetendo aos conceitos da aula anterior.

Sugestão de aprofundamento para o docente: Um proposta para ensinar os conceitos de campo elétrico e magnético


Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: