Disciplina - Física

Física

19/12/2016

Mineiro lança livro...

Mineiro lança livro que mostra física como matéria do cotidiano


Publicação traz 100 situações do dia a dia explicadas pela Ciência sem fórmulas, como: por que a cerveja gelada congela ao entrar em contato com as mãos?

Por Cecília Emiliana

Quem acredita que as leis da física só servem para complicar a vida dos vestibulandos da área de Humanas talvez mude de ideia ao conhecer a perspectiva de João Batista Taranto. Na próxima quinta-feira (15), o físico e matemático lança um livro que promete mostrar como a ciência de Einstein é mais pragmática do que muitos imaginam.

Intitulada 100 curiosidades da física – questões do dia a dia explicadas sem fórmulas, a obra mostra como a famigerada disciplina das Exatas pode ser útil em diversas situações cotidianas. Por exemplo: na hora atravessar um cruzamento sinalizado no trânsito. Na correria de um centro urbano, a tentação de furar um sinal amarelo é grande. Mas será que dá tempo mesmo? Seria essa a melhor decisão? De forma leve e bem-humorada, Taranto explica como ponderar o risco.

O professor expõe ainda na publicação como a ciência esclarece certos fenômenos curiosos, como: por que quem bebe um drink de canudinho parece ficar embriagado mais rápido de quem toma direto do copo?. Ou mesmo o motivo que faz com que a cerveja gelada congele assim que entra em contato com as mãos.

“Este livro é o resultado de anos de observações como professor, tanto em sala de aula como fora dela. Alunos, e mesmo pessoas fora do ambiente escolar, inúmeras vezes mostraram interesse em saber como as coisas ‘são como são’. Porém, ao explicar um fenômeno usando equações, leis e linguagem científica complicada, elas perdem o interesse. Por isso, junto com o diagramador Enio Mazoni e o Prof. Alexandre Pinho, revisor de conteúdo científico, os fenômenos do dia a dia foram explicados com linguagem e visual leves, simples e acessível ao leitor leigo ou ao estudante iniciante de física”, registrou o professor por meio de sua assessoria.

Esta noticia foi publicada em 14/12/2016 no site http://www.uai.com.br/. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.