Disciplina - Física

Física

04/10/2016

Nobel de Física de 2016

Conheça os vencedores do Nobel de Física de 2016

Prêmio foi dividido entre três cientistas britânicos

Por Humberto Abdo

Após ter anunciado o Nobel de Medicina deste ano, a Academia Real Sueca de Ciências decidiu oferecer o prêmio de Física a três cientistas que contribuíram com métodos matemáticos avançados para estudar fases e estados da matéria além dos que já conhecemos.

Os físicos são David J. Thouless, da Universidade de Washington, F. Duncan M. Haldane, da Universidade de Princeton, e J. Michael Kosterlitz, da Universidade Brown, todas nos Estados Unidos. Os vencedores utilizaram técnicas e conceitos da topologia, um dos campos da geometria, para descobrir como algumas matérias possuem propriedades elétricas incomuns.

Em temperaturas mais altas, elétrons combinados a núcleos atômicos se desprendem do gás, o que cria o quarto estado de matéria, o plasma. Mas em temperaturas extremamente baixas, como mostraram os pesquisadores, surgem fenômenos como a supercondutividade e a superfluidez, quando a viscosidade de um material some completamente.

Graças ao trabalho deles, a ciência já pode começar a busca por fases de matéria ainda inéditas e no futuro os resultados devem ser aplicados em diversos campos da ciência e da eletrônica, além de colaborar com o desenvolvimento de computadores quânticos.

Metade do valor do prêmio, cerca de US$ 930 mil, será concedida a Thouless e a outra metade deve ser dividida entre Haldane e Kosterlitz.

Esta noticia foi publicada em 04/10/2016 no site http://revistagalileu.globo.com/. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.