Disciplina - Física

Física

15/09/2016

Mapa detalhado da Via Láctea

Agência divulga mapa detalhado da Via Láctea


Telescópio espacial revelou catálogo com pouco mais de 1 bilhão de estrelas

Por Humberto Abdo

O veículo espacial Gaia, lançado em dezembro de 2013 com a missão de medir e coletar informações sobre a Via Láctea, acaba de produzir um mapa tridimensional detalhado com 1 bilhão de estrelas — cerca de 1% de tudo o que existe pela galáxia.

Desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA), Gaia dispõe de dois telescópios com dez espelhos de diferentes formatos e tamanhos para focar e direcionar luz para a câmera, até hoje a maior de todas a ter visitado o espaço.

Mil dias após seu lançamento, a missão liberou sua primeira série de dados, escaneados durante o primeiro ano de operação. Os dados incluem um catálogo de 1,142 bilhão de estrelas, 200 milhões a mais do que havia sido previsto.

Com as novas informações, é possível medir as distâncias e movimentações das estrelas e o objetivo da agência é completar o mapa celeste em 3D. Diariamente, Gaia envia cerca de 40 GB de dados para a Terra, que correspondem a 70 milhões de objetos celestiais transitando pelo plano focal dos telescópios.

A partir desse método de medição, os cientistas ainda poderão determinar distâncias mais precisas sobre uma grande amostra de estrelas e interpretar em mais detalhes a relação entre o brilho e tempo de vida dessas estrelas.

Esta noticia foi publicada em 14/09/2016 no site http://revistagalileu.globo.com/. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.